A campanha do Outubro Rosa foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde no início dos anos 90 com o intuito de compartilhar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Recentemente, o câncer de colo de útero também foi incluído nessa campanha devido ao aumento significativo do número de casos no decorrer dos anos. A campanha tem como público alvo as mulheres, porém o câncer de mama também é diagnosticado em cerca de 1% dos homens. Estima-se que uma em cada dez mulheres terá o câncer de mama, mas com o diagnóstico precoce há resultados de cura em 95% dos casos.
Criado em 2003, a campanha do Novembro Azul tem crescido ano após ano, o objetivo é a conscientização dirigida em especial aos homens, à respeito das doenças masculinas com ênfase à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata são feitos todos os anos no Brasil, sendo o mais comum dos tipos de câncer a afetar os homens. A taxa de mortalidade estimada ocasionada pela doença é de 11,6% e o melhor é que, quando diagnosticada em seus primeiros momentos, a chance de cura é de algo próximo a 100% dos casos.
Cuide-se! Ame-se em primeiro lugar.